quarta-feira, 14 de outubro de 2015

DE BASS A IMAGINARY - TIPOGRAFIA EM CRÉDITOS DE FILMES

Tipografia:

Nosso alfabeto possui caracteres que diferem na aparência variando de acordo com os instrumentos utilizados e o suporte no qual as letras são aplicadas. Exemplificando, os romanos esculpiam as letras em pedras e os escribas (Idade Média) escreviam em pergaminho com uma espécie de pincel, dando origem às letras seriadas e as black letters.
 A tipografia relaciona-se à fonética das palavras por meio dos caracteres ortográficos, cada letras representa um som. Porém, visualmente, os tipos de letras têm uma "personalidade" e a mesma tipografia pode ter significados bem diferentes.
 O futurismo e o construtivismo (movimentos de vanguarda do começo do século XX) exploraram bastante esta característica representativa das tipografias, através não só do tamanho das letras como pela direção da linha de texto (vertical, inclinada ou curva).
 O Funcionalismo Suiíço ou Estilo Internacional teve origem nas ideias tipográficas surgidas na Escola Alemã Bauhaus e defendia "uma tipografia universalmente neutra, compreensível e funcional" (Farias, 1998). Wolfgang Weingart rejeitava o ângulo reto como princípio organizacional e desfigurava a tipografia até que ficasse difícil de ler.
 Já na década de 70, surgiram movimentos de cunho político e social, entre eles o psicodelismo e o punk. O piscicodelismo era contra os valores vigentes nos anos 60, suas influências principais eram o rock, os quadrinhos e a libertação sexual. Graficamente buscava características do Art Noveau. Um de seus principais representantes foi Victor Mocoso, cujos trabalhos baseavam-se nos quadrinhos e cartazes de circo. Ele invertia as regras clássicas, usando textos ilegíveis, cores berrantes, alterando os serifas e o peso das letras.
 O movimento punk era contras as ideias do psicodelismo. Os dois movimentos eram underground (contra a cultura do sistema) e buscavam inspiração na música e nos quadrinhos. Esteticamente, o punk era agressivo e sujo. Uma das maiores influências visuais do punk foram os fanzines, publicações alternativas de pequenas tiragens, onde textos já impressos eram muitas vezes reaproveitados.
 A tipografia denominada "pós-moderna" teve seus principais elementos reunidos e culminados em prol do seu surgimento nas décadas de 80 e 90. Esse tipo de tipografia teve suas influências no embate do experimentalismo das décadas precedentes, somado aos avanços tecnológicos do design gráfico.
 Nos dias de hoje, a representação tipográfica não se prende a significados e formas, é uma estética completamente diferente, carregada de ambiguidade e indefinição.
 Créditos de filmes são a ficha técnica do filmes, que detalha todos os envolvidos na produção. O crédito de um filme pode possuir três elementos básicos: Música, imagens e tipografia. Alguns autores aproveitam os créditos para, além de passar a informação sobre os envolvidos, realizarem "pequenos filmes" que possuem a intenção de preparar a audiência para o que está por vir.


Por: Dalia Hewia

Nenhum comentário:

Postar um comentário