quarta-feira, 13 de maio de 2015

QUESTIONAMENTOS E RESUMO: O SEGREDO DOS SEUS OLHOS







Tradução para espanhol pode ser lida em:

https://daliahewia.wordpress.com/2015/03/27/mis-preguntas-y-resumen-de-la-pelicula-el-secreto-de-sus-ojos/



Meus questionamentos sobre o filme:


- Benjamin Espósito era apaixonado por sua chefe imediata Irene Hastings, que também era apaixonada por ele, fato percebido por todos. Por que Benjamin não se declara por anos a fio? Que tipo de insegurança leva uma pessoa a passar vinte e cinco anos amando outra e no entanto sem coragem de se declarar, com o agravante de que trabalhavam juntos, se viam e conviviam todos os dias.


 - Pablo Sandoval, que no filme é um colega de trabalho e também amigo de Benjamin, morre para salvá-lo. Pablo está na casa de Benjamin porque bebeu além da conta, como sempre. Benjamin foi buscar a esposa de Pablo e Pablo sabe que ambos chegarão em pouco tempo na casa de Benjamin. Homens invadem a casa onde Pablo está, são matadores profissionais e perguntam se ele é Benjamin, ele entende a situação e confirma, mas antes discretamente, esconde os retratos de Benjamin para que não identifiquem corretamente o amigo. A pergunta que não quer calar é: qual a real motivação do gesto? Ele fez isso para salvar a vida do amigo? Ele agiu assim para preservar não só a vida do amigo como a da sua própria esposa que chegaria na casa junto com Benjamin? Ele agiu assim por achar que não era digno de viver mais, já que era um alcoólatra sem chance de remissão e no fundo tinha vergonha de seus atos e da vida que levava?


- Na noite em que Pablo Sandoval é assassinado, os matadores de aluguel entram na casa e perguntam: - você é o Espósito? Insistem na pergunta, perguntam isso três vezes. Então Romano (o mandante do crime , colega de trabalho e inimigo declarado de Benjamin), um também servidor da justiça penal, com anos de experiência, contrata matadores de aluguel e não mostra aos profissionais nem mesmo uma foto do homem que eles tem a missão de matar?


- Ricardo Morales (marido da jovem estuprada e morta por Isidoro Gomes) resolve se mudar para o interior com o objetivo de manter no cárcere por anos a fio o assassino confesso de sua esposa, deixando-o em cativeiro e escondido de todos. No entanto, quando se muda, comunica seu novo endereço em um órgão do governo. Jamais é procurado ou importunado para uma investigação, fato estranho já que Isidoro na época em que foi sequestrado por Ricardo, trabalhava como guarda-costas da então presidente Maria Estela Martinez de Perón. Ninguém se interessou em desvendar o sumiço de Isidoro? No filme Ricardo Morales diz que sabia que o assassino iria atrás de Benjamin para matá-lo, por isso o sequestrou assim que ele saiu da prisão, no entanto Isidoro saiu da prisão para trabalhar como guarda-costas da presidente e também foi útil como espião para o governo da época, em plena ditadura. Ninguém investigou esse sumiço total, inclusive sem aparecimento do seu corpo?



- Isidoro foi desafiado, humilhado e caiu na armadilha que Irene fez para ele. Por que então o objeto de seu ódio seria apenas Benjamin, se ela o interrogou também e se foi graças a percepção de Irene Hastings (olhar de Isidoro para seu decote), que ele caiu na armadilha? Por que Isidoro não tentou perseguir, estuprar ou matar Irene?


RESUMO DO FILME:


O filme O Segredo dos Seus olhos fala de amor, em várias cenas. Fala de um amor doentio de um jovem (Isidoro) por sua amiga de infância e juventude, Liliana Colotto. Isidoro é um jovem que vê no rompimento de um breve namoro com ela, uma forte rejeição e que transforma seu amor em ódio, a ponto de um dia estuprá-la e matá-la selvagemente.

Fala do amor de um funcionário (Benjamin Espósito) por sua chefe Irene Hastings, um amor delicado, frágil e inseguro, que perdura por vinte e cinco anos mas que só ao final desse período é finalmente declarado. fala do amor de um outro homem (Ricardo  Morales), por sua esposa assassinada precocemente e como esse amor o consumia a ponto de transbordar e lhe dar forças para viver e fazer justiça em relação a essa morte. Fala do amor de uma mulher (Irene Hatings), por seu funcionário (Benjamin Espósito), um amor que nutriu suas esperanças de realização por anos, mesmo quando ela e Benjamin estavam casados com seus respectivos cônjuges. Fala do amor em forma de amizade de dois colegas de trabalho (Benjamin e Pablo), onde um dá a vida pela salvação do outro, ou de sua esposa. Fala do amor que a esposa de Pablo sente, a ponto de quase todos os dias desculpar sua embriaguez. Com tanto amor, este filme argentino de 2009 com a direção excelente de Juan José Campanella e baseado no livro La Pregunta de Sus Ojos de Eduardo Sacheri, tem todos os elementos para prender a atenção do espectador do início ao fim.
Benjamin é um oficial de um tribunal penal e chega enfim a aposentadoria, quando resolve escrever um livro e o tema do livro está no roteiro de sua própria vida, é sobre o estupro e assassinato de uma bela jovem, que na época foi investigado (no início a contragosto) por Benjamin e que tomou proporções significativas na medida em que ele dedicou grande parte de seu tempo a desvendar e acompanhar o caso. Uma bela e recém-casada jovem é estuprada e assassinada, seu marido dedica todo o tempo após esse fato a procurar o assassino e conta com a ajuda de Benjamin, que se dedica a desvendar o mistério da porta do apartamento não ter sido arrombada, o que dá margem a se supor que o assasino era pessoa conhecida da jovem morta. Folheando álbuns de família ele observa um jovem com expressão doentia, sempre olhando para ela (Liliana). Vai em busca de informações, as suspeitas se fazem certezas e junto com seu parceiro de trabalho tenta capturar o jovem, Finalmente depois de umas tentativas o fato ocorre num estádio de futebol. Benjamin então interroga sem autorização o rapaz (Isidoro) e graças a um olhar fixo no decote de Irene (sua chefe), o assassino cai numa armadilha, porque Irene abala o emocional e o psicológico de Isidoro, com humihações  e insinuações de que ele seria fraco, com pouco desempenho sexual e que teria pênis muito pequeno. Ele tira o pênis pra fora, diz que meteu fundo e forte na morta e assim, confessando seu crime, inclusive agredindo Irene, vai preso. Logo depois no entanto, é solto pelo inimigo declarado de Benjamin, Romano (seu ressentido colega de trabalho) e passa a trabalhar como guarda-costas da presidente. Intocável, Benjamin e Irene (que se amam mas são covardes para viver esse amor), se separam, porque Irene resolve tranferi-lo para onde estará mais protegido. Era de fácil conclusão que Isidoro tentaria matar Benjamin. No meio do longa, o grande colaborador de Benjamin, seu amigo Pablo, é assassinado a mando de Romano. Quando Benjamin está escrevendo seu livro vai a procura do marido de Liliana Colotto e descobre que ele está vivendo no interior. Vai até lá mostrar os originais do livro, já que os dois tinham criado uma certa simpatia um pelo outro na época do crime e que Benjamin o ajudou, conseguindo capturar o assassino. No entanto, a reação de Ricardo é tensa e fria, ele diz que aquilo pertence ao passado e pede que Benjamin saia de sua casa, que deixe sua vida em paz, mas antes confessa que matou Isidoro com quatro tiros, depois de ficar de tocaia, assim que Isidoro saiu da prisão. Benjamin vai embora desconfiado e lembra de uma frase que o seu amigo Pablo disse e que marca o filme ajudando a desvendar seus mistérios:
"Você pode trocar de casa, de cara, de namorada, de emprego, mas tem uma coisa que você não pode trocar: a sua paixão”.
Benjamin lembra que Ricardo disse mais de uma vez que não queria a morte para o assassino de sua esposa e sim que ele ficasse vivo para sofrer e que prisão perpétua era o que ele merecia. Então ele deixa o carro, volta a pé e fica escondido, quando vê Ricardo levar alimento para um homem preso, um homem já aparentando ser um idoso, um homem que vê Benjamin, o reconhece e implora: "- Por favor, peça para ele falar um pouco comigo, por favor!" Esse preso é Isidoro, o assassino da esposa de Ricardo. Ricardo não o havia matado e sim prendido em cárcere privado por todos esses anos.
O filme acaba com Benjamin finalmente decidido e se declarar e assumir seu amor com Irene, o filme termina com o amor sendo mais uma vez, o ganhador dos prêmios e de todas as indicações a prêmios que o filme merecidamente recebeu.




Prêmios:



Melhor Filme Estrangeiro - OSCAR 2010

Melhor Filme Iberoamericana - GOYA 2010
Melhor Atriz Revelação - GOYA 2010
Premio Especial do Jurado - FESTIVAL DE HAVANA
Melhor Direção - FESTIVAL DE HAVANA
Melhor Atuação Masculina - FESTIVAL DE HAVANA
Melhor Música Original - FESTIVAL DE HAVANA
Prêmio da Popularidade - FESTIVAL DE HAVANA
GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO


Ficha Técnica



Gênero: Romance

Direção: Juan José Campanella
Roteiro: Juan José Campanella
Elenco: Bárbara Palladino, Carla Quevedo, Guillermo Francella, Javier Godino, José Luis Gioia, Pablo Rago, Ricardo Darín, Soledad Villamil
Produção: Mariela Besuievski
Fotografia: Félix Monti
Trilha Sonora: Emilio Kauderer, Federico Jusid
Duração: 127 min.
Ano: 2009
País: Argentina
Cor: Colorido
Estreia: 26/02/2010 (Brasil)
Distribuidora: Europa Filmes
Classificação: 16 anos
Informação complementar: Baseado no romance La Pregunta de Sus Ojos de Eduardo Sacheri



Por: Dalia Hewia

Nenhum comentário:

Postar um comentário