quinta-feira, 14 de maio de 2015

FILHOS DO SILÊNCIO


O filme "Filhos do Silêncio" aborda com muita delicadeza o tema deficiência auditiva. Sarah (Marlee Matlin) é surda e foi sexualmente abusada pelos amigos da irmã. Aqui cabem uma pausa e uma reflexão. A irmã de Sarah facilitou esse ato por que motivo? Apenas por achar que pessoas surdas só serviam mesmo para coisas semelhantes. Irmãs podem ser cruéis e muitas vezes são mesmo. A violência começa na própria família na maioria das vezes, segundo estatísticas. O medo (nosso mais cruel inimigo) se instala no lugar menos indicado e com pessoas com quem deveríamos nos sentir mais confiantes. No filme, Sarah tem muitos bloqueios, não só pelo abuso sexual mas também pela rejeição dos pais. Ambientado numa escola especializada para surdos onde Sarah já foi aluna e atualmente trabalha, o filme tem diversas cenas que enfatizam o respeito que devemos ter com as pessoas que tem deficiência, um respeito que difere de pena, um respeito que demonstra que a tolerância se faz necessária para que as pessoas com dificuldades possam desenvolver suas habilidades. O professor James Leeds (William Hurt) é especialista no trabalho com pessoas que possuem deficiência auditiva. Ele tenta fazer seus alunos falarem com o apoio da música. Leeds é professor de Sarah. Os dois apaixonam-se,
mas Sarah dificulta o relacionamento, ela reluta em aceitar a ajuda de Leeds. Ele por sua vez tenta impedir que ela se feche cada vez mais em seu mundo. Dessa troca surge em Sarah uma vontade imensa de viver seus sonhos e de ser independente, pois ela acredita em seu potencial. A atriz Marlee Matlin ganhou o Oscar por sua atuação primorosa no filme. Filhos do Silêncio é um filme do gênero "drama",de 1986(EUA),tem duração de 119 minutos e nos faz pensar sobre o preconceito, a exclusão, as possibilidades imensas e inexploradas de quem tem uma deficiência e as dificuldades enfrentadas no cotidiano dessas pessoas.
A audição é o sentido responsável por captar as ondas sonoras que nos rodeiam. A surdez pode causar graves problemas emocionais ou psicológicos, alterações ou inexistência de fala ou aprendizado, ansiedade, insatisfação, tristeza, depressão, etc. A maioria das pessoas com perda auditiva pode ser ajudada com prótese, cirurgia ou tratamento médico. Existem basicamente dois tipos de surdez: a neurosensorial (que ocorre no nervo auditivo) e a de condução (quando os estímulos externos são conduzidos de forma falha ou deturpada para o ouvido interno).

Ficha Técnica:

Gênero: Romance
Direção: Randa Haines
Roteiro: Hesper Anderson, Lloyd Fonvielle, Mark Medoff
Elenco: Allison Gompf, Georgia Ann Cline, John F. Cleary, Marlee Matlin, Philip Bosco, Piper Laurie, William Hurt
Produção: Burt Sugarman, Patrick Palmer
Fotografia: John Seale
Trilha Sonora: Michael Convertino
Duração: 119 min.
Ano: 1986
País: Estados Unidos
Cor: Colorido


Por: Dalia Hewia

Nenhum comentário:

Postar um comentário