quinta-feira, 14 de maio de 2015

O AMOR VEM DEVAGAR

Janete Oke tem o dom, porque seus livros se transformaram em filmes de sucesso onde o romantismo dá o tom,  junto com o sentimento de religiosidade e valores familiares importantes, que exemplificam em cenas simples mas profundas e comoventes, a importância do amor.
O filme O Amor Vem Devagar, ambientado no século IXX, conta a saga de um casal que se lança numa aventura igual a de muitos pioneiros na época de colonização dos EUA.  Junto com suas carroças e cavalos eles levam seus sonhos e esperanças de uma vida a dois com um lar, filhos e um local agradável e propício para plantar e amar.  O sentimento que os une os torna leves,  em contraste com a pesada carga que Marty Claridge (Katherine Heigl) faz questão de manter: seus livros. Livros pesadíssimos que permaneceram nas carroças apesar dos protestos de seu esposo Aaron Claridge (Oliver Macready), que não achou sensato eles terem que se desfazer dos próprios alimentos e conservarem os livros. Marty entendia que os livros eram o alimento da alma. 
Finalmente eles acham o local perfeito para se fixarem, mas logo no início, um dos cavalos foge no meio da noite, seu esposo vai atrás dele e não volta. Um tombo do cavalo e a batida forte de sua cabeça numa pedra dão novo rumo a história recém iniciada do casal. A morte chega para trazer um novo início. O corpo de seu marido é depois encontrado e no dia do enterro, em meio ao desespero e a dor de Marty, um homem faz a ela uma proposta de casamento, num momento marcante, com a chuva caindo forte sobre os dois. Ele é o também viúvo Clark Davis (Dale Midkiff) que oferece a ela um casamento de conveniência, por precisar de uma mulher que possa ser mãe de sua filha e ensinar para sua rebelde menina boas maneiras, docilidade e valores familiares, perdidos pela prematura morte de sua esposa. Marty está só, fragilizada, confusa e grávida. É convencida por uma família do local (do xerife) a aceitar o casamento, onde terá abrigo, moradia e alimento. 
 O casamento é realizado numa cerimônia rápida, porque no velho oeste americano todos tinham que ser práticos, mas ali, naquele momento, quando Marty nem mesmo queria dar a mão para seu esposo, a mão do destino já estendia generosamente seu amor em direção ao casal.
No início tudo foi difícil para Marty e para Missie (Skye McCole Bartusiak), porque a menina não aceitava outra mulher na vida de seu pai e no lugar de sua mãe e Marty, por sua vez, não conseguia enxergar todos os gestos solidários e carinhosos de Clark, ela não conseguia realmente abrir os olhos e ver a beleza e o amor presentes nos mais diversos momentos da rotina de sua nova família. Aos poucos, sem que elas percebessem, o amor que chega devagar, se torna mais e mais forte, a ponto de não só unir os três, como também de transformar a rebeldia da menina em suavidade e gratidão. Clark desde o início se agarra a esperança que aquele relacionamento frutifique em bençãos, já que tem uma forte devoção a Deus e até dia programado para uma conversa mais longa com o criador, onde expõe seus pensamentos e sentimentos e adquire novas forças para enfrentar os desafios dos dias e das noites. 
Marty tem seu bebê em casa e quem faz o parto é Clark, que inclusive já tinha feito também o berço pra embalar a criança. A partir daí os três vivem felizes, mas Marty precisa ter certeza que é amada, então deixa dentro da bíblia um bilhete para o marido, onde ela diz que se ele a ama, deve pedir que ela fique, porque o combinado anteriormente entre os dois seria a partida dela na primavera, caso desejasse. Ela então vai embora e embarca no trem, triste e  achando que Clark não a ama. Clark também triste e angustiado em sua casa, chora e reza e só então vê o bilhete. No melhor estilo romântico, dispara num cavalo, grita o nome de Marty, faz parar o trem e se declara, trazendo sua esposa de volta para casa. 
Merecem também destaque as cenas em que Marty desfaz um vestido seu e costura com o tecido um lindo vestido para Missie e esta chama favoravelmente a atenção de todos (meninos e meninas) quando chega na igreja. A cena de Marty matando e preparando sozinha uma galinha para o almoço, por ter se sentido desafiada por Missie, a outra em que Clark sem querer surpreende Marty na banheira e em seu olhar transparece o desejo, assim como quando ele sai em desespero em meio a uma forte nevasca para salvar Marty, conferem humor, emoção e esperança aos expectadores, porque afinal, se o amor vem devagar, as vezes ele chega pra ficar.
No total são doze os filmes baseados nos livros da autora canadense, vale a pena conferir.


Ficha Técnica:

ANO: 2003
Gênero: Drama
DIRETOR: Michael Landon Jr.
ELENCO: Adam Loeffler, Corbin Bernsen, Dale Midkiff, Katherine Heigl, Nick Scoggins, Oliver Macready, Rutanya Alda, Skye McCole Bartusiak, Theresa Russell, Tiffany Amber Knight


Por: Dalia Hewia

Nenhum comentário:

Postar um comentário